Meus Senhores, Minhas Senhoras,
Não fora a importância da Escola Superior de Administração Postal para os Correios em particular, e para o nosso País de um modo geral, e a instalação deste centro superior de ensino viria a ser mais uma dentre as iniciativas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos nascidas no anonimato, e cuja repercussão maior é o resultado da opinião pública.
Símbolo de uma etapa de desenvolvimento da ECT, antevemos nos resultados da ESAP o descortino de uma nova mentalidade gerencial, motivada pelos efeitos de todo um processo educacional profissionalizante, que objetiva sedimentar no aluno uma preocupação com a auto-educação, que não se esgota com o término do curso, seguindo-o por toda a vida profissional.
Por isso mesmo, impõe-se esta solenidade.
A criação de uma unidade de ensino é um ato de civismo, importando entendê-la como uma célula propagadora de ensinamentos e que permite, ainda, a geração de novos conhecimentos mediante a absorção e reformulação de conceitos.
Ante o desenvolvimento explosivo registrado pela ECT, com maior ênfase se fazia sentir a necessidade de aprendizagem como instrumento capaz de compatibilizar os avanços da tecnologia com os recursos humanos disponíveis.
Da obstinação dos Correios Brasileiros, a América Latina tem, a partir de hoje, sua primeira Escola Superior de Correios, dotada de um modelo técnico-pedagógico dos mais modernos, aplicado em todo o mundo, equivalendo dizer que a ESAP brasileira se ombreia com as poucas instituições estrangeiras semelhantes.
O êxito do presente nos conduz ao passado, fonte de onde emana a sabedoria pela experiência vivida.
E, neste momento, evoco, em homenagem especial, pelo muito que devotou ao ensino na ECT, a memória do comandante José Gurjão Neto, cujo desempenho na direção da Área de Pessoal contribuiu decisivamente para a instalação dos cursos profissionalizantes na empresa.
Dentro de uma visão histórica, a criação da ESAP representa o desfecho de acontecimentos iniciados em 1969, quando representantes de países Latino-Americanos, reunidos no Congresso da UPAE, levaram a hipótese de criação de um instituto de ensino superior de Correios, a exemplo de um existente na França.
A ECT acabara de suceder ao DCT, e, ainda onerada com as sobrecargas financeiras e operacionais do extinto órgão, pouco lhe restava para assumir a responsabilidade de sediar uma instituição daquele porte.
Partiu-se para a solução mais adequada.
Sucessivamente, foram criados quatro centros de treinamento, em Recife, Bauru, Porto Alegre e Belo Horizonte, e foi celebrado um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro para a formação de Administradores Postais.
Os cursos, com duração de três anos, tiveram início em 1971, e, das quatro turmas já concluídas, 110 Administradores Postais estão a serviço da ECT em cargos de direção regional, assessoramento e chefia.
A nova profissão passou a sensibilizar os jovens de todo o País, que afluíam em grande número aos vestibulares do CAP, nos quais também participavam servidores da empresa.
A experiência do CAP mostrou a necessidade de se estruturar uma unidade de ensino voltada para os objetivos da ECT e que, possuindo um modelo e processo pedagógico próprios, transformasse os participantes dos cursos – a matéria prima cuidadosamente selecionada – no produto final exigido pela empresa.
Criou-se a ESAP.
Acredito que, a par de suas finalidades, a Escola Superior de Administração Postal tem um sentido pioneiro, - que a destaca das demais congêneres – o de formar profissionais e executivos, dentro de um conceito empresarial, visando o desenvolvimento de líderes, de que a empresa ou outra organização possa se valer no futuro.
Fala-se muito no novo Correio: indaga-se onde se concentra a razão da gigantesca mudança registrada na Empresa.
Simplesmente, na mudança de mentalidade operada em todos os escalões da empresa, resultando no aparecimento de novos métodos de planejamento e de ação.
Para isso, em muito contribuiu o ensino, e a partir de agora, com a criação da ESAP, o empregado da ECT tem perspectivas de um dia chegar ao cargo de Diretor.
A ESAP irá atender a uma clientela interna e externa, abrangendo tanto servidores da ECT, como participantes recrutados a nível nacional e criteriosamente selecionados.
Sua direção foi entregue ao professor Raymundo Nonnato Castro, cuja experiência na área de ensino e capacidade profissional demonstrada na coordenação dos cursos superiores da empresa, foram fatores decisivos para sua escolha.
O corpo docente é formado de professores com níveis de Mestrado e Doutorado contratados após rigorosa seleção.
Senhores Professores: neste momento, dirijo-me aos senhores para dizer-lhes que grande parte do êxito da ESAP será creditado ao magistério que irão exercer nesta casa; ao devotamento à causa dos Correios; ao estímulo às vocações; tudo isto de modo a qualificar os futuros dirigentes dos Correios Brasileiros.
O esforço de cada um dos senhores deverá ser contínuo em busca do auto-aperfeiçoamento profissional.
O mundo de hoje vive em constante mutação e os correios, servindo às populações, precisa acompanhar a dinâmica social.
Senhor Diretor Walter Rollin Pinheiro: na direção das áreas de Pessoal, Recursos Humanos e da ESAP, sei o quanto representa para o senhor a instalação desta escola, simbolizando o cumprimento da meta de trabalho para a qual devotou sua experiência de administrador, aliada à sensibilidade do mestre, que soube avaliar a importância da ESAP para a formação dos futuros líderes desta casa.
Senhor Diretor; Queira, pois, aceitar e transmitir à sua equipe de trabalho, os meus agradecimentos.
Perante as administrações postais da América Latina e dos países da África de expressão portuguesa, a ESAP é a certeza de um maior desenvolvimento para seus sistemas, na medida em que poderão enviar alunos bolsistas para participarem dos cursos.
É a exportação da tecnologia postal, a serviço da expansão dos Correios e do alargamento das fronteiras das comunicações.
A par da repercussão externa que, sem dúvida, é uma valiosa conquista para nós, brasileiros, a instalação desta nova unidade da ECT representa o início de um programa que visa a difusão do ensino dentro de técnicas modernas, possibilitando atender à demanda do mercado profissional, criando novos e atraentes pontos de trabalho para a geração em busca de empregos.
Senhor Governador do Distrito Federal: ao agradecer a presença de Vossa Excelência a este ato, é com satisfação que entrego à Capital da República mais esta realização da ECT, na certeza de que a ESAP saberá corresponder ao renome de Brasília.
A partir de hoje, a mocidade brasiliense tem mais opção de ensino e de trabalho.
Senhor Ministro das Comunicações: presente a esta solenidade, Vossa Excelência prestigia um programa de ação, para o qual o estímulo e a confiança de Vossa Excelência foram fatores ponderáveis para sua consecução.
A visão de administrador público, voltado para os interesses mais legítimos, permitiu a Vossa Excelência dimensionar o valor deste empreendimento, cuja magnitude nos leva a dizer, finalizando, que o êxito não é somente nosso.
Compartilhamo-lo com todos aqueles empresários que fazem do ensino a fonte inesgotável da riqueza social.
Discurso do Presidente da ECT
Engenheiro Adwaldo Cardoso Botto de Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sinta-se LIVRE para tecer seus comentários