sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Amigos do CAP XIV

Amigos, bom dia:
Que saudades daqueles tempos, hein! E de cada um de vocês. Infelizmente, nesse Encontro, não poderei comparecer, mas estarei ligado!!! Legal saber que mesmo depois de 25 anos continuamos sendo uma TURMA, talvez não uma equipe, por causa da distância, mas com certeza "A turma do CAP".
Desejo a todos grandes momentos, belas recordações e excelentes perspectivas, que a gente não perca nunca o contato e a "camaradagem", como diriam os coronéis.
Abaixo umas palavrinhas do Cel. Botto quando da fundação da ESAP, a escola que mudou completamente o rumo de nossas vidas.
Abraços a todos,
João Pinheiro (na época o crachá da ESAP era "João Barros")...
Para reflexão... No dia 15 de fevereiro de 1978, foi inaugurada oficialmente a Escola Superior de Administração Postal. Na ocasião, o presidente da ECT, Engenheiro Adwaldo Cardoso Botto de Barros, proferiu um discurso, cujo texto está no BOLETIM DA ESAP; Ano 1; Setembro de1978; nº1.

Meus Senhores, Minhas Senhoras,

Não fora a importância da Escola Superior de Administração Postal para os Correios em particular, e para o nosso País de um modo geral, e a instalação deste centro superior de ensino viria a ser mais uma dentre as iniciativas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos nascidas no anonimato, e cuja repercussão maior é o resultado da opinião pública.

Símbolo de uma etapa de desenvolvimento da ECT, antevemos nos resultados da ESAP o descortino de uma nova mentalidade gerencial, motivada pelos efeitos de todo um processo educacional profissionalizante, que objetiva sedimentar no aluno uma preocupação com a auto-educação, que não se esgota com o término do curso, seguindo-o por toda a vida profissional.

Por isso mesmo, impõe-se esta solenidade.

A criação de uma unidade de ensino é um ato de civismo, importando entendê-la como uma célula propagadora de ensinamentos e que permite, ainda, a geração de novos conhecimentos mediante a absorção e reformulação de conceitos.

Ante o desenvolvimento explosivo registrado pela ECT, com maior ênfase se fazia sentir a necessidade de aprendizagem como instrumento capaz de compatibilizar os avanços da tecnologia com os recursos humanos disponíveis.

Da obstinação dos Correios Brasileiros, a América Latina tem, a partir de hoje, sua primeira Escola Superior de Correios, dotada de um modelo técnico-pedagógico dos mais modernos, aplicado em todo o mundo, equivalendo dizer que a ESAP brasileira se ombreia com as poucas instituições estrangeiras semelhantes.

O êxito do presente nos conduz ao passado, fonte de onde emana a sabedoria pela experiência vivida.

E, neste momento, evoco, em homenagem especial, pelo muito que devotou ao ensino na ECT, a memória do comandante José Gurjão Neto, cujo desempenho na direção da Área de Pessoal contribuiu decisivamente para a instalação dos cursos profissionalizantes na empresa.

Dentro de uma visão histórica, a criação da ESAP representa o desfecho de acontecimentos iniciados em 1969, quando representantes de países Latino-Americanos, reunidos no Congresso da UPAE, levaram a hipótese de criação de um instituto de ensino superior de Correios, a exemplo de um existente na França.

A ECT acabara de suceder ao DCT, e, ainda onerada com as sobrecargas financeiras e operacionais do extinto órgão, pouco lhe restava para assumir a responsabilidade de sediar uma instituição daquele porte.

Partiu-se para a solução mais adequada.

Sucessivamente, foram criados quatro centros de treinamento, em Recife, Bauru, Porto Alegre e Belo Horizonte, e foi celebrado um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro para a formação de Administradores Postais.

Os cursos, com duração de três anos, tiveram início em 1971, e, das quatro turmas já concluídas, 110 Administradores Postais estão a serviço da ECT em cargos de direção regional, assessoramento e chefia.

A nova profissão passou a sensibilizar os jovens de todo o País, que afluíam em grande número aos vestibulares do CAP, nos quais também participavam servidores da empresa.

A experiência do CAP mostrou a necessidade de se estruturar uma unidade de ensino voltada para os objetivos da ECT e que, possuindo um modelo e processo pedagógico próprios, transformasse os participantes dos cursos – a matéria prima cuidadosamente selecionada – no produto final exigido pela empresa.

Criou-se a ESAP.

Acredito que, a par de suas finalidades, a Escola Superior de Administração Postal tem um sentido pioneiro, - que a destaca das demais congêneres – o de formar profissionais e executivos, dentro de um conceito empresarial, visando o desenvolvimento de líderes, de que a empresa ou outra organização possa se valer no futuro.

Fala-se muito no novo Correio: indaga-se onde se concentra a razão da gigantesca mudança registrada na Empresa.

Simplesmente, na mudança de mentalidade operada em todos os escalões da empresa, resultando no aparecimento de novos métodos de planejamento e de ação.

Para isso, em muito contribuiu o ensino, e a partir de agora, com a criação da ESAP, o empregado da ECT tem perspectivas de um dia chegar ao cargo de Diretor.

A ESAP irá atender a uma clientela interna e externa, abrangendo tanto servidores da ECT, como participantes recrutados a nível nacional e criteriosamente selecionados.

Sua direção foi entregue ao professor Raymundo Nonnato Castro, cuja experiência na área de ensino e capacidade profissional demonstrada na coordenação dos cursos superiores da empresa, foram fatores decisivos para sua escolha.

O corpo docente é formado de professores com níveis de Mestrado e Doutorado contratados após rigorosa seleção.

Senhores Professores: neste momento, dirijo-me aos senhores para dizer-lhes que grande parte do êxito da ESAP será creditado ao magistério que irão exercer nesta casa; ao devotamento à causa dos Correios; ao estímulo às vocações; tudo isto de modo a qualificar os futuros dirigentes dos Correios Brasileiros.

O esforço de cada um dos senhores deverá ser contínuo em busca do auto-aperfeiçoamento profissional.

O mundo de hoje vive em constante mutação e os correios, servindo às populações, precisa acompanhar a dinâmica social.

Senhor Diretor Walter Rollin Pinheiro: na direção das áreas de Pessoal, Recursos Humanos e da ESAP, sei o quanto representa para o senhor a instalação desta escola, simbolizando o cumprimento da meta de trabalho para a qual devotou sua experiência de administrador, aliada à sensibilidade do mestre, que soube avaliar a importância da ESAP para a formação dos futuros líderes desta casa.

Senhor Diretor; Queira, pois, aceitar e transmitir à sua equipe de trabalho, os meus agradecimentos.

Perante as administrações postais da América Latina e dos países da África de expressão portuguesa, a ESAP é a certeza de um maior desenvolvimento para seus sistemas, na medida em que poderão enviar alunos bolsistas para participarem dos cursos.

É a exportação da tecnologia postal, a serviço da expansão dos Correios e do alargamento das fronteiras das comunicações.

A par da repercussão externa que, sem dúvida, é uma valiosa conquista para nós, brasileiros, a instalação desta nova unidade da ECT representa o início de um programa que visa a difusão do ensino dentro de técnicas modernas, possibilitando atender à demanda do mercado profissional, criando novos e atraentes pontos de trabalho para a geração em busca de empregos.

Senhor Governador do Distrito Federal: ao agradecer a presença de Vossa Excelência a este ato, é com satisfação que entrego à Capital da República mais esta realização da ECT, na certeza de que a ESAP saberá corresponder ao renome de Brasília.

A partir de hoje, a mocidade brasiliense tem mais opção de ensino e de trabalho.

Senhor Ministro das Comunicações: presente a esta solenidade, Vossa Excelência prestigia um programa de ação, para o qual o estímulo e a confiança de Vossa Excelência foram fatores ponderáveis para sua consecução.

A visão de administrador público, voltado para os interesses mais legítimos, permitiu a Vossa Excelência dimensionar o valor deste empreendimento, cuja magnitude nos leva a dizer, finalizando, que o êxito não é somente nosso.

Compartilhamo-lo com todos aqueles empresários que fazem do ensino a fonte inesgotável da riqueza social.

Discurso do Presidente da ECT
Engenheiro Adwaldo Cardoso Botto de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sinta-se LIVRE para tecer seus comentários